"A verdadeira viagem não está em sair a procura de novas paisagens, mas em
possuir novos olhos" (Marcel Proust)







segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Tudo dentro da mala - Parte II: O básico

Imaginemos uma viagem pouco mais longa que o convencional, tanto em distância, duração e permanência. Seguindo esse raciocínio, fica mais fácil nos equiparmos ao menos para os dois primeiros meses quanto a higiene pessoal. Deve-se levar em conta que ainda não temos idéia de quando poderemos descer do navio e fazer compras. O primeiro bimestre a bordo é, principalmente, um período de descobrimento. E na falta de tempo para se ambientalizar, é bom não termos que nos preocupar em comprar creme de cabelo. Mesmo em tal situação, fique de olho no exagero, afinal, ninguém quer passar pelo check-in e pagar sobrepeso por causa de alguns vidros de shampoo.
-
Sabe aquela quantidade de roupas e sapatos que levamos em uma semana férias? Um quarto dela é o básico, e até suficiente, para quem vai trabalhar a bordo. Um short e uma calça jeans, um punhado de blusas leves, uma jaqueta, um casaco de tecido mais fino e um suéter. Por alto, a temperatura do ar condicionado varia entre 17º e 22ºC. No entanto, as cidades onde os navios atracam geralmente estão em pleno verão, com o sol escaldante - o que sugere um traje de banho. Nada de salto alto, ou algo muito sofisticado. Depois de passar horas em pé, o conforto vence a estética, então, opte por levar um par de chinelos, duas sandálias rasteiras e um outro tênis mais descolado que o do uniforme - importante para fazer longas caminhadas e se exercitar. Na área de tripulantes existe uma academia não tão equipada, mas que serve aos que ainda têm energia pra gastar - neste caso, incluam dois conjutos de malha. Não podemos esquecer de levar dois pijamas (calças e mangas compridas), e a roupa íntima (quantidade a critério). 
-
Outras coisas das quais considero essenciais: fotos da família e dos amigos, dicionários de inglês e italiano, a câmera fotográfica e o notebook. Na minha mala incluí dois livros da doutrina espírita - da qual sou seguidora -, filmes e séries gravadas, um pen-drive e fones de ouvido. Depois de arrumar tudo isso, pode até ser que sobre um espacinho para o "algo a mais" que fará toda a diferença pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário